Skip to main content

A saúde bucal é muito mais do que cuidados com os dentes. O estilo de vida atual tem contribuído diretamente para o desenvolvimento da Síndrome do Envelhecimento Precoce Bucal (SEPB), condição em que a boca apresenta sinais de envelhecimento precoce avançados em relação à idade cronológica da pessoa.

Entrando cada vez mais em evidência nos dias de hoje, a SEPB tem impactos significativos, que muitas vezes passam despercebidos até que já estejam em quadros avançados. Entre os sinais mais comuns estão:

  • Sensibilidade dental
  • Retração gengival
  • Desgaste do esmalte
  • Trincas e fraturas nos dentes
  • Necrose pulpar

Os principais vilões da SEPB

A Síndrome do Envelhecimento Precoce Bucal não surge por acaso, pois ela está diretamente relacionada ao estilo de vida e aos hábitos diários da pessoa. Conheça os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento da síndrome:

  1. Saúde mental e Bruxismo: o estresse e a ansiedade têm se tornado verdadeiros gatilhos para o bruxismo, além de serem quadros cada vez mais comuns na população. A tensão constante faz com que muitas pessoas, inclusive crianças, desenvolvam o hábito de ranger ou apertar os dentes, resultando em desgaste e sensibilidade.

Saiba mais sobre o Bruxismo através deste link.

  1. Dietas ácidas e consumo de alimentos ultraprocessados: alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes, sucos cítricos e energéticos, contribuem para a erosão do esmalte dentário.
  2. Uso medicamentoso: medicamentos para tratar ansiedade, TDAH e outras condições emocionais podem reduzir o fluxo salivar, deixando os dentes vulneráveis à cárie e à erosão. Entenda também o papel do estresse na saúde bucal (gerar hiperlink para “https://saderodonto.com.br/o-papel-do-estresse-na-saude-bucal/) e sua relação com essas situações.
  3. Vapes e cigarros eletrônicos: o hábito cada vez mais recorrentes do uso de cigarros eletrônicos entre jovens é um fator muito preocupante. Esses dispositivos afetam diretamente a saúde bucal, causando desgastes irreversíveis e problemas gengivais.
  4. Refluxo gástrico: cada vez mais comum, o refluxo gástrico afeta o esmalte dos dentes devido à exposição frequente ao ácido estomacal.

 

A prevenção começa na infância

Outro fator que vem gerando extrema preocupação é a percepção de que as doenças não cariosas também estão afetando as crianças. Dietas inadequadas, agendas lotadas, distúrbios mentais e o excesso de telas são fatores que têm aumentado o número de diagnósticos de bruxismo e desgaste dentário nessa faixa etária.

Além disso, o uso de cigarros eletrônicos, popular entre adolescentes, está prejudicando seriamente a saúde bucal de uma geração.

Qual é o papel dos dentistas na SEPB?

Como profissionais de saúde, dentistas têm o papel essencial de diagnosticar precocemente a SEPB e orientar os pacientes sobre prevenção. O cuidado deve começar na infância, com educação sobre hábitos saudáveis, redução de alimentos ácidos e promoção de uma higiene bucal adequada.

Saiba mais sobre a importância das consultas regulares ao dentista clicando no link.

A rotina de acompanhamento regular é fundamental para prevenir problemas maiores e manter a saúde bucal em dia.

Fique atualizado sobre saúde bucal

Acompanhando o site e os conteúdos regularmente você ficará sempre por dentro das melhores dicas e informações sobre odontologia. Confira o último conteúdo do site, clicando aqui: Boca Limpa X Boca Saudável: entenda as diferenças.

Acompanhe o site e não deixe de seguir a @dra.camilasader no Instagram para não perder nenhum conteúdo que ajudará você e sua família a manterem sempre a saúde bucal em dia.

Deixe uma resposta