Síndrome do Envelhecimento Precoce Bucal, ou seja, sua boca está mais velha do que sua idade cronológica. O envelhecimento do corpo acontece ao longo dos anos de maneira fisiológica, portanto, em pessoas com 70 anos de idade seria normal encontrarmos as seguintes características:
- Reabsorção Óssea
- Exposição de raiz (recessão gengival)
- Desgaste de esmalte
- Amarelamento dental
- Calcificação pulpar
- Fadiga muscular
E hoje está cada vez mais comum encontrarmos em nossos consultórios, indivíduos na faixa de 25 anos e até mais jovens, com as características relatadas acima, portanto, NÃO fisiológico!
Hoje isso é classificado como SEPB. O indivíduo tem a boca mais velha que a idade cronológica.
Os estudos mostram que isso está acontecendo devido ao estilo de vida, hábitos e comportamentos adotados pelos indivíduos da sociedade contemporânea como: a necessidade de resultados e metas no trabalho, diminuição da qualidade do sono, hábitos alimentares como uma dieta mais ácida, o uso excessivo de telas (celulares, computadores e tablets) a procura por estética tanto corporal (com exercícios físicos), como estética dental (com o uso indiscriminado de aparelhos ortodônticos e facetas), são fatores que podem interferir na saúde bucal, levando ao envelhecimento precoce bucal, ou seja, o indivíduo apresenta dentes, periodonto (osso e gengivas), polpa (nervo), ATM (articulação temporomandibular) e músculos, com características incompatíveis com a idade cronológica.
Normalmente o indivíduo com SEPB apresenta boa higiene oral.
A SEPB está relacionada com doenças bucais de origem NÃO bacteriana.
Referência:
Soares PV; Zeola LF; Wobido A; Machado AC e cols. Livro Síndrome do Envelhecimento Precoce Bucal, 1.ed. Cap.1:4-6, São Paulo: Santos Pub, 2023.