O estresse, presente em toda população atualmente (inclusive em crianças), pode trazer danos a sua saúde bucal como: interferir na qualidade de seu sono, o que leva a um dia seguinte de apertamento dental, propiciando um desgaste precoce das estruturas dentais e articulações como a ATM , ou seja, tudo o que envolve as doenças não cariosas (SEPB), alterações salivares, contribuindo para o desenvolvimento de doenças como a cárie e doenças gengivais como a gengivite e a periodontite, como também favorece o desenvolvimento de mau hálito.
Como o uso de certos medicamentos pode afetar sua saúde bucal?
O uso de medicações e a automedicação sem orientação vêm aumentando a cada ano.
E não é para menos, situações como ansiedade, depressão e burnout estão em alta, afetando milhões de pessoas no mundo todo.
O tratamento dessas condições muitas vezes envolve o uso de medicamentos, que podem ter como efeito colateral, o bruxismo, boca seca e outros trazendo danos às estruturas bucais. Várias medicações podem trazer efeitos colaterais ruins para às estruturas bucais, como:
medicações para pressão alta, diabetes podem trazer alterações salivares, prejudicando a saúde oral. Sem falar das medicamenções para pacientes oncológicos, que também trazem alterações na cavidade oral prejudicando a saúde bucal.
O mais preocupante é a automedicação com medicamentos para emagrecer, para estimular, para dormir, etc… e que muitas vezes não informam ao cirurgião dentista. Por isso é extremamente necessário uma anamnese investigativa para realmente saber o que a pessoas está tomando para chegar em um diagnóstico e plano de tratamento mais efetivo.
Mas como as medicações, com orientação médica, são imprescindíveis para a saúde sistêmica, cabe ao dentista conscientizar e orientar manobras para amenizar os danos bucais, sem interferir, é claro, na prescrição médica. O que seria muito interessante também é que o dentista entre em contato com o médico dp paciente, para juntos, chegarem ao melhor tratamento para o paciente como um todo. Afinal a boca faz parte do corpo e sem dentes, ou sem saliva não há qualidade de vida.
Os dentistas desempenham um papel crucial na orientação e no tratamento de problemas relacionados ao uso de medicamentos. Pois estão muito próximos aos seus pacientes e a boca nos DÁ SINAIS LITERALMENTE, quando algo de errado está acontecendo. Muitos estão preparados para identificar esses sinais e oferecer soluções específicas, desde tratamentos odontológicos até orientações preventivas.
Priorizar sua saúde geral e saúde bucal é fundamental para alcançar equilíbrio e bem-estar. Não deixe de procurar um dentista preparado e de confiança para garantir que seus cuidados estejam em dia.
O cuidado com a saúde geral e bucal deve ser integrado.