O ambiente da cavidade oral é influenciado pelo estilo de vida, hábitos de higiene e alimentares, possível ingestão de medicamentos e realização de atividades esportivas.
A dieta, frequência semanal de exercícios físicos, condições climáticas e as condições de estresse psicofísico, podem produzir variações significativas na saúde bucal.
As principais alterações da cavidade oral correlacionadas com a realização de esportes são:
- Diminuição do fluxo salivar e qualidade dessa saliva, perdendo assim a capacidade de proteção dos dentes e tecidos moles da cavidade oral;
- Cárie;
- Corrosão do esmalte;
- Amarelamento dos dentes;
- Doença periodontal;
- Traumas;
- Distúrbios articulares;
Sendo a natação e o futebol, as categorias com maior risco.
Inúmeras pesquisas vêm sendo realizadas por cirurgiões dentistas, aumentando o conhecimento sobre os fatores que regulam a saúde bucal, como o ph e o fluxo salivar, redução das imunoglobulinas secretoras, resultando na diminuição das defesas do organismo e perdas de estruturas minerais.
Embora a prática de exercícios físicos seja absolutamente saudável e positivo na vida de jovens e adultos, pode ser considerado um estilo de vida de risco para o desenvolvimento de diversas patologias da cavidade oral.
Por isso a importância em ter sempre orientações de um profissional capacitado.
Referência:
Tripodi, D.; Cos, A.; Fulco, D.; D’Ercole, S. The Impact of Sport Training on Oral Health in Athletes. Dent. J. 2021,9,51.
Soares, PV.; Tolentino, AB.; Coto, NP.; Rev Assoc Paul Cir Dent 2018; 72(4): 624-30.