Saúde Bucal

Impacto do estresse na saúde bucal

considerado quando o assunto é a saúde bucal, mas saiba que há muita relação entre os dois. Neste artigo, abordaremos os principais pontos que provam porque o estresse afeta a saúde do seu sorriso.

Sendo um dos principais fatores que afetam a saúde física e mental, o estresse não é muito considerado quando o assunto é a saúde bucal, mas saiba que há muita relação entre os dois.
Neste artigo, abordaremos os principais pontos que provam porque o estresse afeta a saúde do seu sorriso.

1 – Bruxismo

Quando falamos em estresse, uma das condições mais comuns atualmente é o bruxismo em vigília, ou seja, durante o dia. O ato de ranger ou apertar os dentes resulta no desgaste dos dentes, sensibilidade, reabsorção óssea, além de causar dores na face, na articulação, cefaleias, trincas nos dentes e até mesmo levar a necessidade de tratamento de canal por trauma frequente. Como ação de prevenção, aplicativos de controle do apertamento dental são indicados, pois funcionam com sistemas de aviso para desencostar os dentes. Técnicas de relaxamento para diminuir o estresse e prevenir o avanço do bruxismo também são indicadas para este quadro. A higiene do sono também é muito importante pois, uma noite mal dormida tem como consequência um dia seguido de apertamento dental.

2 – Aftas

Embora as úlceras bucais, ou aftas, ainda tenham a causa exata desconhecida, acredita-se que as feridas que aparecem na boca têm relação direta com fatores de estresse, pois momentos de pressão emocional tendem a propiciar o seu surgimento, muitas vezes por alterações na saliva.
Para ação de controle, é possível utilizar produtos recomendados pelos dentistas para tratar a área afetada e controle da qualidade e quantidade da sua saliva.

3 – Doenças gengivais

O estresse também tem relação com o enfraquecimento imunológico, o que torna o corpo vulnerável a infecções, incluindo as doenças periodontais. Doenças como gengivite e periodontite podem ser agravadas neste cenário, levando ao risco da perda dos dentes.
Para evitar este quadro, é necessário manter sempre os hábitos de higiene bucal, além de visitas recorrentes ao dentista.

4 – Higiene bucal

Além dos impactos diretos que o estresse causa na saúde, ele também tem o poder de alterar toda a rotina de uma pessoa. Quando passamos por um momento de pressão física e/ou psicológica, é comum negligenciar alguns costumes, incluindo as práticas de higiene bucal. Atos como uso diário de fio dental e escovação fluoretada correta e regular podem ser esquecidos, gerando consequências indesejadas ao longo do tempo, como o acúmulo de bactérias e o surgimento da doença cárie.

Minimize o estresse e cuide da sua saúde

Manter a rotina correta de higiene bucal e procurar diminuir o estresse são as dicas mais valiosas para não ter surpresas desagradáveis. Por isso, a conscientização, tentar relaxar, fazer uma higiene do sono e até mesmo a procura por profissionais como psicólogos, psiquiatras, medicina do sono é preciso para controlar e tratar o paciente como um todo pois a saúde bucal não está separada do resto do corpo e assim muitas vezes é preciso uma ação multiprofissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recentes

Informações de contato!