A escovação e o uso do fio dental são práticas básicas e fundamentais para a saúde bucal, mas apenas elas não são suficientes para garantir a prevenção total de doenças. Outros fatores influenciam a condição da saúde da boca, incluindo o estilo de vida, a alimentação e os hábitos diários. Se negligenciados, esses fatores aumentam o risco de problemas como cárie, gengivite, hipersensibilidade dentária, bruxismo, alterações salivares e doença periodontal.
A importância da higiene bucal na prevenção de doenças
A cavidade oral abriga milhares de bactérias que vivem em nossa boca. Ao longo do dia, essas bactérias se organizam ao redor dos dentes, formando uma película, a placa bacteriana e a partir daí começam as doenças. Por isso, as bactérias precisam ser “desorganizadas”.
A escovação e o fio dental cumprem essa função, porém, como as bactérias se reorganizam continuamente, é fundamental manter uma rotina rigorosa de higiene bucal, com escovação pelo menos duas vezes ao dia e uso recorrente do fio dental.
O papel do fio dental na saúde gengival
Muitas pessoas acreditam que o fio dental serve apenas para remover restos de comida que ficam entre os dentes, mas seu papel vai muito além disso. Ele complementa a ação da escova de dentes, alcançando áreas de difícil acesso para as cerdas da escova, como o espaço entre os dentes e o sulco gengival, onde a placa bacteriana pode se acumular, provocar inflamações ou permitir o desenvolvimento da doença cárie.
Outro fator que acontece com certa frequência mas NÃO é normal, é o sangramento gengival ao utilizar o fio dental. Mas isso não deve ser tratado com normalidade, porque é um sinal de problema!
O sangramento gengival significa gengivite, uma inflamação causada pelo acúmulo de placa e se não controlada evolui para uma doença mais grave, a periodontite. A utilização regular do fio dental, aliada a uma escovação eficiente e um creme dental indicado e sempre COM flúor de no mínimo 1100ppm, é imprescindível para a saúde bucal, tanto de gengiva quanto dentes.
Qual o melhor momento para passar o fio dental?
O ideal é utilizar o fio dental antes da escovação, principalmente à noite. Isso ajuda na remoção dos resíduos e permite que o creme dental COM flúor atue de forma mais eficaz. Embora seu uso seja indispensável à noite, passar o fio pelo menos uma vez ao dia já contribui para a prevenção de doenças bucais.
Outras medidas para uma boa saúde bucal
Além da escovação e do uso do fio dental, algumas práticas são fundamentais para a manutenção da saúde bucal:
- Reduzir o consumo de açúcar, pois ele favorece a proliferação de bactérias causadoras de cárie.
- Hidratar-se adequadamente, já que a saliva tem um papel protetor na saúde dos dentes e depende diretamente de sua hidratação para a qualidade e quantidade de produção salivar.
- Realizar consultas odontológicas regulares personalizadas para o seu caso, pois não é todo mundo que deve ser de 6 em 6 meses como muitos acreditam, depende de vários fatores.
As consultas regulares e individualizadas, são essenciais para a saúde bucal. Confira essa matéria no site e saiba mais sobre os benefícios em manter a rotina dos atendimentos odontológicos.
Mantenha os bons hábitos e aproveite um sorriso saudável
Lembre-se que, para manter a boca sempre saudável você deve manter os hábitos corretos de higiene diária, além de muitos outros fatores como qualidade do sono, alimentação, ansiedade, stress, algumas atividades físicas e muito mais.
Siga @dra.camilasader nas redes sociais e não deixe de acompanhar o site para não perder as dicas e informações!