O tabagismo é uma prática que influencia muito na saúde geral e bucal. O uso recorrente de tabaco e outros produtos derivados resultam em diversas complicações e problemas sérios de saúde e também para os dentes e a boca.
Neste artigo, explicaremos os efeitos do tabagismo e como essa ação impacta negativamente na saúde bucal.
1. Mau Hálito (Halitose)
Também conhecido como Halitose, o mau hálito é uma consequência comum entre fumantes. Ele acontece porque, como o cigarro resseca a boca, acaba gerando uma diminuição de saliva, que favorece o crescimento das bactérias. Além disso, os resíduos do tabaco se acumulam na língua e nos dentes, agravando o problema.
2. Manchas nos Dentes
O amarelamento e manchas nos dentes são sinais muito perceptíveis do consumo recorrente de tabaco. As substâncias químicas presentes no cigarro, como a nicotina e o alcatrão, desgastam o esmalte do dente e expõem a dentina, que é amarelada e também pode provocar sensibilidade.
3. Doença Periodontal
O tabagismo aumenta muito o risco das doenças periodontais, que afetam a gengiva e o osso (que “sustentam”os dentes). Com as toxinas presentes no cigarro, o sistema imunológico fica enfraquecido, dificultando a cicatrização e aumentando o risco de infecções gengivais. A gengivite pode evoluir para periodontite, por exemplo.
4. Perda de Dentes
Pessoas que fumam têm um risco muito maior de perder os dentes. Isso acontece por conta das doenças periodontais com progressiva perda óssea, ficando incapaz de sustentar os dentes.
Como prevenir os efeitos do tabagismo
Para fumantes que ainda não estão prontos para abandonar o vício, a orientação mais importante é intensificar os cuidados com a saúde bucal. Visitas regulares ao dentista serão essenciais na rotina, além da escovação com creme dental orientado pelo dentista.
Exames periódicos também devem ser realizados, a fim de prevenir e aumentar as chances de um tratamento de sucesso.
Cuide do seu sorriso
Os efeitos do tabagismo na saúde bucal são muito negativos, podendo afetar não apenas a estética do sorriso, mas também a saúde bucal. A rotina de higiene rigorosa e a busca pelo abandono do vício são as melhores estratégias para minimizar os impactos.
Quer saber mais sobre como cuidar da saúde da sua boca? Confira as nossas matérias e saiba mais: https://saderodonto.com.br/blog/!