Skip to main content

Cigarro eletrônico: o vício que pode destruir a saúde da sua boca!

Também conhecidos como “vapes”, eles alteram a qualidade e a quantidade da saliva, que é a maior proteção bucal, causando boca seca (xerostomia).

Aumento do risco de cáries e outras doenças gengivais

Os cigarros eletrônicos aumentam o risco de lesões de cárie, principalmente na parte frontal dos dentes, onde há o maior contato com vapor adoçado. Ele também produz uma “película” açucarada e grudenta, de difícil remoção, favorecendo o crescimento bacteriano e aumentando o risco de doenças gengivais.

Composição de substância cancerígenas

Os líquidos colocados nos vapes são ácidos, levando o pH bucal ao nível crítico para início de degradação do esmalte dos dentes que, junto com a alta temperatura, e por possuírem substâncias cancerígenas, como: formaldeído, níquel e chumbo, que aumentam o risco de câncer bucal.

Impacto da junção entre vape e bebidas ácidas

Usuários de cigarro eletrônico não têm a saliva com as funções de proteção, podendo ser ainda pior quando o uso de vapes é associado com bebidas ácidas, como energéticos, refrigerantes e outras bebidas alcoólicas.

Prejuízos da Nicotina

A nicotina presente nos vapes aumenta o risco de desenvolver doenças do refluxo gastroesofágico, podendo causar lesões no esôfago e ainda contaminar a saliva com o ácido do estômago, potencializando a degradação do esmalte dos dentes. A nicotina também pode levar à baixa qualidade do sono que, junto com o refluxo gastroesofágico, estimula o bruxismo.

Siga as recomendações médicas e proteja o seu sorriso!

Além de tudo, o cigarro eletrônico é proibido no Brasil, portanto há possibilidade de ter substâncias sem nenhum tipo de controle, devido à falta de fiscalização e regulamentação.

Cuide de sua saúde. Cigarro eletrônico mata!

Deixe uma resposta